Recheando o Freezer Vegano com Improvisos

Oito Coisas que Não Podem Faltar no Freezer Vegano

Com a fruteira, a despensa, a horta, o armário de temperos e a geladeira prontos para qualquer aventura culinária de última hora, chegou a hora de abastecer o freezer para que ele entre na jogada. Alguns utensílios como forminhas de silicone e saquinhos próprios para armazenar comida ajudam muito nessa hora.

Vamos ver algumas dicas de coisas úteis para se congelar!

1- Tomate Pelado ou Extrato de Tomate:

Tenha uma lata de tomates pelados cortados em cubos e 12 forminhas de silicone para cupcake (você também pode usar uma forma de gelo). Abra a lata e encha as forminhas com os tomates e o caldo até a metade usando uma colher. Apoie as forminhas sobre uma bandeja e leve ao freezer durante a noite ou por, pelo menos, três horas, até que congele totalmente. Depois de congelar, desenforme rapidamente os cubinhos de tomate, junte todos num saquinho e leve de volta ao freezer.

Você pode usá-los para substituir um tomate em algum caldo, sopa ou feijão, ou quando quiser dar mais cor a algum prato.

2- Ervas Frescas Congeladas no Azeite:

Lave as folhas da erva fresca que escolher e seque-as levemente entre duas folhas de papel toalha. Coloque as folhas numa forma de gelo e preencha o espaço com azeite de oliva, até que as folhas estejam cobertas. Leve ao freezer durante a noite ou por pelo menos seis horas até que congele totalmente. Desenforme rapidamente, coloque todos num saquinho e leve de volta ao freezer. Você pode usar Alecrim, Manjericão, Salsinha, Coentro, Cebolinha, Tomilho, Orégano, etc.

Na hora de usar, jogue o cubinho no molho quente até que o azeite derreta ou espere descongelar para usar em saladas e molhos frios.


3- Polpa de Frutas Congeladas (Maracujá, Manga e Morango):

Lave bem as frutas. Para o maracujá, corte-os ao meio e retire toda a polpa. Bata no liquidificador ou no mixer e coe. Coloque o suco coado em forminhas de gelo e leve ao freezer por pelo menos três horas. Dois cubos e um copo de água já fazem um suco gostoso. Para o morango, retire as folhinhas e repita o processo do maracujá. Para a manga, basta descascar e bater. Não é preciso coar. Três cubinhos fazem um suco gostoso!


4- Frutas em Cubos Gelados (Melancia, Abacaxi, Manga):

Corte a melancia e o abacaxi em cubos do tamanho de pedras de gelo e leve ao freezer por pelo menos três horas.
É muito saboroso usado como gelo em sucos de qualquer fruta, água de coco, água com gás e espumantes.

5- Frutas Congeladas (Banana, Abacaxi, Manga, Morango, Kiwi, Atemoia):

Tire as cascas das bananas, do abacaxi, kiwi e da manga, corte-os em cubos e armazene em embalagens próprias, bem tampadas. Tire os cabinhos dos morangos e corte os maiores ao meio. Lave e abra a atemoia, retire os caroços e congele em pedaços com a casca. Depois de congelada, será mais fácil retirar a casca.

Se você já se perguntou “Como fazer sorvete de banana?” ou “Por que sorvete não pode ser saudável?”, sua resposta chegou! Basta bater as frutas no processador por alguns minutos e voila! Olha aqui a receita ;)

6- Grão de Bico

Deixe duas xícaras de grão de bico de molho por oito horas, escorra e cozinhe na pressão por 15 minutos. Retire da pressão, reserve o caldo para fazer caldo de legumes proteico ou maionese e separe os grãos em saquinhos ou potinhos próprios para o freezer em porções de uma xícara. Quando for usar, retire do congelador e adicione à sopas, caldos, refogados ou espere descongelar e use em saladas, wraps, burritos ou faça hommus e outros patês. Também fica delicioso como um salgadinho crocante e super saudável.

7- Legumes Fatiados (Pimentões, Vagem, Quiabo, Abóbora, Ervilha Fresca)

Lave bem os legumes. Corte os pimentões (é sempre bom ter um de cada cor – aproveite quando estiverem na promoção, pois serão congelados mesmo) em três tiras largas. Uma delas, corte a juliene – tiras finas. A outra, corte em cubinhos pequenos, como se fossem para um risoto e, por último, corte a outra parte em cubos largos, como para o yakissoba. Guarde todos em saquinhos separados e use conforme a receita. As vagens e os quiabos podem ser cortados em pequenas rodelas e armazenados em porções individuais. A abóbora pode ser do seu tipo preferido. Corte em cubos primeiro e depois tire a casa – é bem mais fácil e você não corre o risco de se machucar. Congele em porções de duas xícaras cada. Ervilha fresca já congelada do mercado é uma ótima opção. Leias as tabelas nutricionais (aprenda como aqui) e escolha a que julgar melhor.

Ter legumes já cortados no freezer, sempre a mão, facilita muito a vida de quem quer preparar sua própria comida natural mas, às vezes, o tempo é realmente muito curto e ter cada ingrediente já lavado e picado anima qualquer um!

8- Verduras Picadas (Escarola, Folhas de Brócolis, Espinafre, Couve, Salsão/Aipo)

Lave bem as verduras, deixe secar sobre panos de prato limpos ou papel toalha e pique conforme desejado. Armazene em recipientes apropriados. No caso do salsão, ou aipo, separe as folhas dos talos. Corte os talos em pedaços do tamanho de um dedo e guarde para temperar caldos e sopas. É possível congelar as folhas desse modo ou no azeite como as ervas frescas.

Faça molhos de espinafre, couve para acompanhar uma feijãozinho preto, uma recheio para quibe de verdura com as folhas de brócolis e até uma pizza de escarola!

E você? O que não pode faltar no seu freezer? Também quero essa dica ;)

Divirta-se e boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s