Queijo Cremoso de Corte

1 xícara de Tofu firme
½ xícara de óleo de coco refinado (sem sabor)
½ col chá açúcar
1 col chá vinagre de maçã
1 dente de alho pequeno
1 col chá sal
pitada de noz moscada

Comece secando o Tofu com a ajuda de um pano de prato limpo.

Sugiro usar um que você não goste muito porque a água que o tofu solta mancha o pano de amarelo. Coloque duas folhas de papel toalha, disponha os pedaços de tofu e com outras duas folhas, aperte bem os pedaços, transferindo o líquido deles para o papel. Vá apertando e secando o tofu. Demora um pouquinho mesmo. Não parece, mas tem bastante água no tofu. Não precisa ser muito delicada, só tome cuidado pra não despedaçar completamente os pedaços. Troque as folhas de papel toalha, amasse os pedaços de novo e enrole no pano. Faça mais um pouco de pressão. Se quiser, coloque um peso por cima e deixe descansar por uns minutos.

(assista o vídeo no final do post para entender melhor, caso queira)

Quando você acabar o processo de secagem do tofu, volte os pedaços para a xícara medidora. A quantidade vai ter “diminuído” porque tiramos a água dele, então complete a medida com mais alguns pedaços até encher novamente e seque esses novos pedaços também.

Numa tigela, coloque um dente de alho bem pequeno, uma colher de chá de sal, ¼ de colher de chá de açúcar, uma colher de chá de vinagre, (pode ser o de limão também) e rale um tico de noz moscada, que é o que dá o charme – mas pode fazer sem se você não tiver ou não gostar.

Junte os pedaços de tofu “secos” e meia xícara de óleo de coco sem sabor, em estado líquido. Ele não pode ser substituído. Quando o óleo de coco esfria, ele endurece e é isso que a gente precisa para essa receita. Outros óleos não vão deixar seu queijo com essa textura e ainda podem alterar um pouco o sabor. É sempre importante lembrar que é o óleo de coco refinado, ou seja, o óleo de coco sem sabor.

Bata essa mistura muito bem no liquidificador ou com o mixer de mão até obter um creme bem liso e homogêneo. Prove o sal e ajuste, se necessário. Ele deve ficar um creme bem espesso e pesado. Agora é só colocar numa forma e levar para gelar. Você pode usar um pote plástico ou de silicone como forma. Se você só tiver potes de vidro, pode forrar o pote com plástico filme que também ajuda na hora de tirar da forma. Depois de deixar umas 6 a 8 horas na geladeira, é só tirar da forma e servir. Tá pronto seu queijinho!

Lembrando que quanto mais gelado mais firme. Se onde você mora é muito muito quente, ele vai começar a ficar mais mole conforme for esquentando. Ele não vai chegar a ficar líquido e derreter todo, mas vai perdendo consistência. Para que volte a endurecer, é só colocar na geladeira novamente. Aqui em São Paulo ele aguenta tranquilamente umas duas ou três horas fora da geladeira.

Você ainda pode cobrir essa belezura com ervas frescas picadas, com zaatar, com pimenta calabresa e orégano, enfim, fica delicioso e é perfeito para compor uma tábua de frios vegana ou com esse pesto maravilhoso!

Esse queijo vegano fica com uma textura parecida com o gorgonzola, ele fica firme e você pode cortar, mas se você espalhar com a faca, ele desliza pelo pão também. Fica perfeito para comer despedaçado na salada, numa sopa quentinha, no pão e na pizza!

Se quiser receber mais receitas pelo celular, entre no nosso grupo do Telegram! Também nos siga no Instagram @bemtemjanta e se inscreva no nosso canal do Youtube!

Qualquer dúvida que você tiver, pode deixar nos comentários que eu respondo! Muito obrigada por acompanhar e até a próxima!

Divirta-se e bom apetite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s