Salada de Batata sem Ovos

2 batatas
300 g de tofu
1 cebola roxa
2 pepinos em conserva – picles 
1/3 de  talo de salsão
½ xícara de óleo
1/2 col chá vinagre
½ col chá de mostarda dijon
1 dente de alho cebolinha fresca
sal e pimenta do reino a gosto
sal negro – opcional

Comece descascando e cortando as batatas em cubos. Leve-as para cozinhar na água salgada, por cerca de 20 minutos, ou até que estejam macias, mas ainda firmes, sem desmanchar.

Separe ½ xícara de tofu para fazer a maionese. Use o restante do tofu para fazer o papel do ovo cozido na salada. Para isso, vamos despedaçar o tofu com as mãos, em pedaços pequenos. Tempere com sal e azeite, misture bem e deixe descansar e pegar gosto na geladeira, enquanto a batata cozinha.

Para fazer a maionese, bata no liquidificador, até obter um creme homogêneo o tofu, óleo, mostarda, alho, vinagre, sal, pimenta e, caso queira, um pouco de sal negro. Esse sal é diferente e tem um cheiro e gosto de enxofre, muito parecido com o cheiro/gosto do ovo cozido. É interessante de conhecer e se você quiser colocar, fica perfeito. Se você não tiver, não se preocupe, pode fazer sem e vai ficar gostoso do mesmo jeito.

Se a maionese ficar muito grossa, coloque água aos poucos até que fique um pouco mais líquida e se ficar muito líquida, coloque mais um pouco de tofu. É importante lembrar que é uma salada de batata e não uma maionese, ou seja, o creme deve envolver bem todos os ingredientes, mas não pode ficar sobrando. Se ela for menos densa, vai ficar mais gostosa. Aqui tem outras receitas de maionese também!

Agora vamos picar os legumes. Comece cortando a cebola em tiras finas, o picles e o talo de salsão em cubinhos bem pequeninos.

Escorra as batatas e passe pela água fria – escorra novamente. Junte as batatas, o tofu, a cebola, picles e salsão numa travessa, misture delicadamente e adicione a maionese. Vá misturando delicadamente e acrescentando a maionese aos poucos até que todos os ingredientes estejam todos envoltos na maionese.

Leve para a geladeira por uma hora para poder servir geladinha. Está pronta essa deliciosa salada de batatas sem ovos e com muito sabor.

Eu amo comer essa salada proteica com linguiças do Futuro, ou salsicha Vegabom grelhada e também fica perfeita para comer nas festas de família, no churrasco dos amigos, para levar na marmita e para se deliciar em jantares rápidos e leves no verão calorento!

Se você quiser receber receitas no seu celular, entre no nosso grupo do Telegram!

Siga também no Instagram @bemtemjanta e no Youtube!

Espero que você tenha gostado e se ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários que eu respondo!

Divirta-se e bom apetite!

4 comentários sobre “Salada de Batata sem Ovos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s