Crispy de Grão de Bico

1 xícara de grão de bico cru
1 col chá de páprica picante
1/2 col chá cominho em pó
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite

*Esta receita faz parte da Série Escolhido da Semana – Grão de Bico. Para ver as outras receitas dessa série, clique aqui.

Hidrate o grão de bico por, no mínimo, oito horas. Enxágue e escorra até que esteja bem sequinho. Coloque os temperos de sua preferência. Eu adoro com páprica picante, sal e cominho em pó. Também fica maravilhoso com curry, zattar, lemon pepper, pimenta síria, páprica defumada e muitos outros – escolha a combinação que você achar mais gostosa!

Coloque na airfryer a 160 graus, por uns 40 minutos e vá abrindo a cesta, mexendo um pouco e provando, até que ele esteja macio por dentro. Quando atingir esse ponto, deixe até que fique dourado por fora e está pronto!

Pode fazer no forno também, seguindo as mesmas instruções e colocando o forno em temperatura média, para que o grão de bico possa cozinhar por dentro.

Imagem: @rafa_osp

Caso você prefira fazer com o grão de bico cozido, pode seguir essas instruções:

Hidrate o grão de bico, escorra e deixe secar. Misture todos os temperos secos em uma tigela grande. Depois de tirar os fitatos do grão de bico, cozinhe na panela de pressão com aproximadamente três xícaras de água, durante 10 minutos. Retire da água* e coloque na tigela com os temperos enquanto ainda está quente. Misture bem até que os grãos estejam todos envolvidos no tempero e regue com azeite, misturando novamente. Coloque na AirFryer por 10 minutos ou no forno alto, preaquecido, durante 15 minutos ou até que estejam crocantes. Vá experimentando até que estejam com a consistência desejada – deve ficar crocante por fora. Está pronto!

O grão de bico é proteico, rico em fibras, magnésio, vitaminas e não tem colesterol. Um ótimo petisco para comer no final da noite, para servir de entrada em festinhas, para colocar na salada como croutons ou em lanches feitos com guacamole para dar textura.

Divirta-se e bom apetite!

*Essa água do cozimento do grão de bico é chamada Aquafaba e é quimicamente muito parecida com a clara do ovo. É possível fazer claras em neve e até maionese vegana! ;) Você também pode usar essa água do cozimento para fazer um caldo de legumes.

2 comentários sobre “Crispy de Grão de Bico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s