Filé de Tofu

1 peça de tofu firme
2 dentes de alho
1 col sopa alcaparras
½ limão
1 col sopa de azeite
¼ col chá de mostarda dijon
Cominho e coentro em pó
Sal
Pimenta do reino

Comece cortando o tofu em fatias de, aproximadamente, um dedo de altura. Depois de reservar as fatias, seque levemente com um papel toalha. Faça cortes na diagonal na parte de cima sem chegar ate o final da peça. Deixe a base do tofu sem cortar para que se forme uma base.

Misture os temperos da seguinte forma: rale o alho, pique as alcaparras o alecrim e misture com a mostarda, azeite e limão. Junte o cominho e o coentro em pó. Tempere com sal e pimenta a gosto.

É hora de temperar as fatias do tofu. Essa medida é suficiente para temperar bem duas fatias. Geralmente é o que eu faço no almoço/jantar para duas pessoas. Se você quer fazer mais filés, vá dobrando as medidas da receita.

Passe o tempero por toda superfície da peça, dentro dos cortes e das aberturas que foram feitas com a faca.

Deixe o tofu marinar por, pelo menos, uma hora, na geladeira. Geralmente eu começo temperando eles e depois faço os outros acompanhamentos, mas você também pode temperar na noite anterior e facilitar sua rotina.

Comece fritando a parte de baixo do tofu até formar uma casquinha crocante e dourada. Deixe o fogo baixo para que haja tempo de cozinhar o interior da peça também. Depois que a base estiver bem dourada, vire cuidadosamente o tofu e frite a parte de cima. Mantenha o fogo baixo para não queimar. É normal que o alho e as alcaparras fiquem tostadinhos do lado de fora, é uma delícia.

 

 

Esse prato, além de muito saboroso, é muito simples de fazer. Você pode deixar um tanto já temperado na geladeira e fica fácil fazer um jantar rápido e gostoso quando chega cansada em casa.

Eu gosto de comer assim como tá na foto com arroz integral e essa vagem deliciosa que é só grelhada na panela de ferro bem quente e temperada com alho frito, sal, pimenta e azeite! Fica deliciosa, experimenta! Mas pode comer com uma super salada trabalhada, pode comer com purê de baroa e uma salada de pepino, tomate e cebola, pode comer com fritas bem crocantes e uma salada de rúcula, enfim… Fica maravilhoso e combina com muitas sugestões!

 

Aqui tem algumas saladas que eu adoro, se quiser fazer ou usar como base para montar a sua!

Se quiser receber receitas no celular, se inscreve no nosso grupo do Telegram e você também pode seguir o Instagram @bemtemjanta  e se inscrever no canal do YouTube!

Obrigada por acompanhar, se você ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários que eu respondo!

Divirta-se e bom apetite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s