Quibe de Verdura

1 copo de trigo para quibe
1 e 1/2 copo de água fervente
1/2 colher de sopa de sal do himalaia
1 xícara de verdura picada grosseiramente – escarola, couve, folha do brócolis, etc.
1 tomate maduro pequeno
1 dente de alho
1 chalota grande ou 1/2 cebola pequena
2 colheres de café de pimenta síria
1 colher de café de orégano
sal
azeite

Hidrate o trigo. Depois de frio, coloque no processador e tempere com sal e uma colher de pimenta síria. Processe até que dois terços da massa estejam pastosos. Ajuste o sal. Transfira para uma tigela, amasse bem e leve à geladeira por meia hora. Passe o alho pela mandolina e corte a cebola e o tomate em cubinhos bem pequenos. Numa frigideira, frite o alho até ficar dourado. Junte a cebola, o orégano e a pimenta síria e refogue por dois minutos. Adicione o tomate e refogue até que ele e a cebola estejam murchos. Coloque a verdura escolhida e refogue até o ponto desejado – eu gosto mais crocante. Tempere com sal e espere esfriar para rechear os quibes.

Para fazer o quibe no formato da foto, use uma colher de sorvete, faça uma bola da massa de trigo gelada e aperte suavemente contra o prato para formar um disco. Repita o processo. Coloque uma colher de chá do recheio no centro do primeiro disco e cubra com o outro. Aperte as laterais para juntar a massa.

Volte à geladeira por mais meia hora antes de assar ou fritar. Eu não testei fazendo fritura de imersão e nem no forno. Sempre faço na AirFryer do seguinte modo: Preaqueço a AF por cinco minutos. Coloco dois quibes na grelha e pincelo com azeite. Deixo por 10 minutos, abro, viro os quibes, pincelo azeite novamente e asso por mais cinco minutos.

Não é fácil achar quibes de verdura em São Paulo, infelizmente. Se você é do Rio tem a sorte de comer essa delícia na Rotisseria Sírio Libanesa; se você não é, pode usar essa receita para se inspirar e chegar mais pertinho do Rio.

Imagem: @rafael_osp

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s