Canja sem Frango

1 xícara de Tofu em pedaços
¼ de xícara de grão de bico demolhado
1 xícara de macarrão argolinha
1 batata grande
1 cenoura
1 cebola
1 dente de alho
1/3 de talo de salsão
Salsinha fresca
Curry e açafrão em pó
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto
1,5 litro de água

Para começar, hidrate o grão de bico por oito horas (você pode hidratar o pacote todo, escorrer e congelar em porções para facilitar seu dia a dia – veja mais dicas aqui).

Despedace o tofu com as mãos, criando pequenos pedaços. Tempere com sal, pimenta do reino e curry e leve à airfryer, ou ao forno alto, até que esteja dourado e crocante – cerca de 15 a 20 minutos, abrindo e mexendo a cada pouco para assar/fritar por igual. Quando estiver dourado e crocante, reserve.

Lave bem e descasque os legumes. Pique a cebola, o salsão, a batata e a cenoura em cubinhos bem pequenos. Frite a batata e a cenoura no azeite até que fiquem douradas. É esse gostinho de fritura que dá uma bossa no caldo. Quando estiverem douradinhas, adicione a cebola e o salsão e refogue até a cebola murchar.

Enquanto isso, bata no liquidificador o grão de bico demolhado com metade da água, o alho, ¼ de col chá de curry e ¼ de col chá de açafrão até virar um “leite” e não ter mais pedaços de grão de bico.

 

Quando o refogado estiver pronto, junte esse caldo do liquidificador e, usando uma colher, raspe muito bem o fundo da panela, soltando todos os gruminhos de fritura que se prenderam lá. Esses pedacinhos de fritura vão se incorporar ao caldo trazendo ainda mais sabor. E então junte o restante da água e deixe cozinhar por, aproximadamente, 10 minutos. Ajuste o sal.

O grão de bico e os legumes demoram cerca de 20 minutos para cozinhar, por isso, caso queira usar o macarrão, atente-se ao tempo de cozimento. O macarrão que eu usei leva 10 minutos para cozinhar, então passados os 10 minutos de cozimento do caldo, juntei o macarrão e cozinhei por mais 10 minutos, totalizando os 20 minutos.

Quando a sopa estiver pronta, coloque o tofu reservado e bastante salsinha fresca picada. Está pronta! Fica perfeita, é super nutritiva e, sem dúvidas, vai te ajudar a curar uma gripe!

Uma dica é deixar para colocar o tofu na hora que for servir e caso faça bastante canja, guarde o tofu separado também, assim a textura dele fica mais firme e o prato mais especial! (Pode juntar todo o tofu na canja e guardar assim na geladeira também que fica gostoso, só juntando depois fica um pouquinho mais especial)

Essa canjinha fica com gostinho de infância e é perfeita para uma noite fria!

Se quiser outras receitas de sopa, clique aqui!

Espero que tenha gostado! Se quiser receber receitas no celular, se inscreva no nosso grupo do Telegram e também siga no Instagram @bemtemjanta e no Youtube!

Qualquer dúvida, deixe nos comentários que eu respondo!

Muito obrigada pela companhia!

Divirta-se e bom apetite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s