Manteiga de Castanhas

1/2 xícara de óleo de coco sem sabor

1/4 xícara de azeite

1/3 xícara + 2 col sopa de castanhas (pará, caju, etc.)

1 col. café sal

1 col. café açúcar

1 col. café vinagre de maçã ou sumo de limão

Essa receita de manteiga é bem parecida com esta aqui, porém é mais simples de fazer  porque nem sempre  temos o leite vegetal a mão e com esta receita não será preciso fazê-lo na hora. Além disso,  é possível armazenar as castanhas na despensa para tê-las sempre por perto na hora de incrementar os pratos. 

Primeiro ferva as castanhas em água filtrada por 10 minutos. Nessa receita, usei castanha do Pará, por isso vemos esses pontinhos na manteiga, mas você pode tirar a casca toda ou usar outra castanha, caso queira sem os pontinhos. Depois, basta seguir o método que é o mesmo que a outra receita: Juntar todos os ingredientes em um recipiente e bater por 1 minuto usando o mixer. Pode bater no liquidificador também, porém, caso você tenha um mixer, sugiro usar ao invés do liquidificador, porque faz menos sujeira ;)

Para dar esse formato da foto, eu coloquei a manteiga líquida, assim que acabei de bater, na tampa da manteigueira e levei ao freezer por 3 horas. Depois desenformei como fazemos com o gelo, torcendo a tampa levemente para os lados, até que a manteiga desgrudasse da tampa. Depois é só manter na geladeira. 

Compartilhe com quem você ama e com quem não sabe o que passar no pão pela manhã!  

Para outras dicas de do que passar no pão, veja requeijão de amendoim, requeijão de tofu, ricota de castanha, ricota de tofu, inhamepiry e manteiga; e para dicas de café da manhã, clique aqui!

Divirta-se e bom apetite! 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s