Como preparar TOFU?

 

 

Você já se perguntou: O que fazer com o Tofu? Comprei Tofu, e agora? Pois é, você não está só.

Tem muita gente que não sabe o que fazer com o Tofu, ou aprendeu um jeito sem graça de preparar e acaba dizendo que não gosta.

No final do post você encontra várias receitas mais completas e diferentes mas, para começar, separei algumas dicas muito simples e super saborosas, que vale a pena experimentar.

*Para ver as receitas por escrito, caso não possa ver o vídeo, basta clicar no nome delas!

A primeira opção é preparar como ricota: Basta cortar um pedaço equivalente a uma xícara, colocar em um recipiente e amassar com o garfo. Vai amassando e mexendo, até ficar com aquela carinha de ricota. Tempera com sal, pimenta do reino, orégano e azeite. Pode colocar umas duas colheres de sopa de azeite e os outros temperos a gosto. Mexe de novo e já está pronto. Guarda na geladeira, fica uma delícia na torrada de manhã!

A segunda, é preparar como “frango”: Com as mãos, separe pedaços de 5 cm (mais ou menos do tamanho de um damasco seco). Você também pode cortar em cubinhos, mas quando corta com as mãos, fica desigual e o tempero gruda melhor nos relevos. Em um pote, coloque 3 colheres de sopa de azeite 1 ou 2 dentes de alho ralados, sal, pimenta do reino e uma pitada de curry ( se não tiver, use outros temperos como cominho ou coentro em pó, páprica, lemon pepper, etc) e misture muito bem. Coloque os pedacinhos de tofu, misture delicadamente até cobrir bem cada pedaço. Aqueça sua airfryer por 5 minutos, enquanto corta uma batata em pedaços do tamanho do tofu. Tempere-as com sal e coloque-as na airfryer junto com o tofu por cerca de 15 minutos. No meio do tempo, abra e dê uma mexida. Quando a batata estiver pronta, o tofu também estará. Fica crocante por fora, macio por dentro, super gostoso. Siga a receita desse delicioso Torresmo de Tofu!

A terceira sugestão é preparar aceboladinho: Corte em tiras, como se fosse filé para estrogonofe. Prepare um molho com 3 colheres de sopa de shoyo, 1 colher de sopa de ketchup ou polpa de tomate, 1 colher de chá de mostarda djon – ou amarela ou escura, pimenta do reino e cominho em pó a gosto. (O molho deve ser suficiente apenas para lambuzar as tiras, portanto, faça de acordo com a quantidade de tofu que for usar :) ) Corte uma cebola (ou mais) em tiras largas. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio/baixo com azeite e uma folha de louro. Coloque as tiras de tofu e frite de cada lado, até dourar. Melhor usar um pegador/pinça culinária ou garfo, para não desmanchar o tofu. Depois de selar cada lado dele, fica mais fácil manusear sem despedaçar. Quando estiver dourado de todos os lados, acrescente a cebola e refogue até que fiquem um pouco murchas. Adicione o molho preparado, diminua o fogo e continue mexendo até que o tofu e a cebola tenham absorvido o caldinho. Se precisar, coloque um pouquinho de água aos poucos. Fica super saboroso!

Esse Filé de Tofu é bem fácil de fazer e você pode fazer acebolado também!

A quarta sugestão é fazer um patê ou requeijão: Corte um pedaço equivalente a uma xícara. Usando o mixer, bata o tofu com 4 col sopa de azeite, sal, 1 dente de alho pequeno, e uma col chá de limão. Essa é a base. Já fica uma delícia assim! Além disso, pode adicionar vários sabores diferentes:

1) azeitonas pretas e um pouco de orégano;

2) manjericão fresco e uns 4 tomates secos;

3) cheiro verde e alho frito;

4) mostarda djon e mostarda l’anciene (aquela que tem sementinhas) e melado;

5) picar um picles, 1/4 de cenoura e 1/4 de cebola em cubinhos e misturar, adicionar pimenta do reino e fica tipo um molho tártaro.

Se você comprou Tofu na esperança de substituir o queijo, mas não se identificou muito, faça essa receita aqui de Queijo Cremoso usando Tofu como base e você vai ficar muito satisfeita!

Se você gosta de Salada de Batata, essa com o Tofu no lugar dos ovos fica incrível!

Você pode usar o Tofu para preparar essa Canja sem Frango deliciosa e super nutritiva

E é possível fazer doces usando o Tofu. Sim, essa Mousse de Maracujá além de deliciosa é super nutritiva e fonte de proteína!

E como preparar Tofu para a ceia de Natal? Aqui nesse vídeo, você encontra uma receita perfeita para as Festas de Final de Ano veganas ou não veganas , o Tofu de Natal!

Conforme você for usando o tofu, vai aprender como ele funciona e vai acabar tendo suas próprias receitas e dicas.

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que eu te ajudo ;)

Se quiser receber receitas no seu celular, entre no nosso grupo do Telegram! Siga também no Instagram @bemtemjanta e se inscreva no nosso canal do YouTube!

Divirta-se e bom apetite!

2 comentários sobre “Como preparar TOFU?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s