Manteiga Caseira

1/2 xícara de óleo de coco sem sabor

1/4 xícara de azeite

1/4 xícara + 2 col. sopa de leite vegetal*

2 col. café sal

2 col. café açúcar

2 col. café vinagre de maçã ou sumo de limão

Essa manteiga vegana é muito fácil de fazer e fica deliciosa! Para preparar essa maravilha, basta bater todos os ingredientes durante dois minutos, colocar no recipiente escolhido e levar à geladeira por uma hora – ou até endurecer, o que pode ser mais rápido dependendo da sua geladeira e da temperatura de onde você está. Está pronta sua manteiga vegana barata e rápida! 

O segredo para ficar beeem parecida com a manteiga que costumamos comer, é usar um leite vegetal mais neutro! Mas como fazer leite vegetal de maneira rápida e sem sujeira? Se liga nas dicas!

Como leite vegetal eu uso o de soja ou o de aveia, mas ambos feitos em casa, pois os industrializados costumam ter outros ingredientes, às vezes açúcar, ou essência de baunilha, que acabam alterando o gosto da receita, além de não estarem sempre disponíveis em casa. Funciona com o de amendoim também, mas deixa um leve gosto de amendoim (que coisa, não?! ;)).

Para fazer o leite de soja, deixo os grãos de molho durante a noite, escorro e enxáguo pela manhã e bato com o dobro de água, coando depois de batido. 

Para fazer essa manteiga caseira da forma mais simples e rápida, recomendo usar o leite de aveia, por ser fácil de fazer na hora, além de super acessível também! Para usar nessa receita, eu preparo o leite de aveia da seguinte forma:

1/4 de xícara de aveia e 1 xícara de água. Deixo de molho por 10 minutos e depois bato com o mixer por um minuto. Rende uma xícara de leite, que eu uso o que preciso na receita e depois tomo o que sobrou com o café :)

A diferença entre a receita feita com o leite de soja e com o leite de aveia, é que com o leite de aveia, ela tende a separar a água depois de um tempinho na geladeira – o que não altera o gosto nem a textura, mas fica aquela aguinha no fundo do pote. Isso não acontece quando é feita com o leite de soja. 

Compartilhe com quem nunca sabe o que passar no pão no café da manhã e faça uma alma feliz! haha! 

Divirta-se e bom apetite! 

 

Se você chegou aqui com dúvidas sobre o que passar no pão no café da manhã, não perca essas outras dicas: requeijão de amendoim, inhamepiry, ricota vegana e patê de azeitona! Tem mais dicas de café da manhã aqui! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s