1 peça de Tofu (1kg)
2 a 4 folhas de alga Nori
3 batatas
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 cebola grande
2 dentes de alho
4 azeitonas verdes
6 azeitonas pretas
2 folhas de louro
Alecrim
Orégano
Cominho em pó
Coentro em pó
Sal
Pimenta do reino
Azeite
Óleo de coco SEM SABOR
Para começar, vamos preparar um azeite temperado: Coloque cerca de ¼ xícara de azeite numa assadeira e tempere com sal, pimenta do reino, um pouco de alecrim e de louro, que você vai despedaçar com as mãos. Passe a azeitona verde e o alho no ralador fino. Se não tiver um ralador fino, pique com a faca ou use o espremedor de alho. O importante é que ambos fiquem bem fininhos para passar mais sabor ao azeite. Coloque mais azeite se necessário. Misture bem e reserve.
Para o Tofu, comece cortando os lados e corte a parte de cima em V para formar um arco que vai dar aquela carinha de “posta”. Se você não quiser fazer esses corte, não precisa. O importante é fazer alguns cortes na lateral, que servirão para que o tempero penetre melhor e vai ajudar na hora de assar. (Assista o vídeo no final do post para entender melhor os cortes.)
As partes que sobram desses cortes, você pode usar em algumas dessas receitas aqui!
O importante é cortar mais ou menos do mesmo tamanho para que elas assem por igual.
Na hora de temperar pode caprichar. O bacalhau, além de ter um gosto super marcante, é super salgado e o Tofu não tem gosto de nada, então é preciso dar aquele amorzinho pra ele não ficar sem graça.
Esfregue bem o cominho, coentro, sal e pimenta preta no tofu. Abra os cortes que você fez e esfregue tempero lá dentro também. Tempere todos os lados.
Eu sempre acho que essa combinação de coentro, cominho e alecrim lembra bem aquele gostinho de mar, mas pode colocar quais temperos você preferir.
Depois de temperar todas as postas, é hora de envolvê-las na alga. Corte cada folha ao meio. Será necessária meia folha para cada posta.
Se você tem receio de comprar o pacote todo de alga porque não sabe fazer sushi e acha que não vai ter o que fazer com o resto das folhas, vou deixar algumas receitinhas aqui para você poder usar todas! Inclusive são receitas que caem super bem para o Natal ;) Bolinho sem Bacalhau, Sardela, Moqueca de Cogumelo e Bolinho sem Peixe
Coloque meia folha de alga na tábua e passe mais ou menos uma colher de chá de óleo de coco SEM SABOR nela. O óleo de coco é perfeito pra essa receita porque ele fica duro quando vai para a geladeira e não deixa a alga muito mole como outro óleo faria. Além disso, pelo fato de endurecer no frio, ele faz com que a alga grude melhor no tofu. Quando for a hora de fritar a posta antes de ir ao forno, essa gordura entre a alga e o tofu vai fazer com que ele fique mais suculento e saboroso. É importante colocar sal nessa etapa também para temperar a alga e o tofu.
Coloque o tofu no centro da alga e faça uma dobradura para abraçar sua posta. Faça com calma e sem pressa. É aquela receita que pode ser terapêutica ou motivo da terapia! rs
Depois de abraçar todos os lados, você vai perfurar o tofu com palitos de dente, passando ele pelas junções da alga, para manter a folha no lugar. Fure devagar, um palito em cada extremidade e depois um palito no meio.
Depois de embrulhar o tofu, coloque-o na assadeira onde temperou o azeite. Repita o processo com todos os pedaços. Leve a travessa para a geladeira por cerca de, no mínimo, uma hora para que o tofu pegue bem o sabor dos temperos secos, para a alga pegar o gostinho do azeite, e pro óleo de coco endurecer.
Passado esse tempo, o tofu está pronto para ser selado.
Preaqueça o forno em temperatura máxima. Enquanto isso, pique os legumes.
Corte em rodelas os pimentões, a cebola e as batatas. Não corte a cebola muito fina, para não queimar na hora de ir ao forno. A rodela mais grossinha fica quase doce quando assada!
Depois de cortar os legumes, é hora de selar o tofu. Se você tiver uma frigideira antiaderente é bem melhor. Se não tiver, é melhor colocar mais um pouquinho de óleo para não estragar sua peça de tofu, porque ele pode acabar grudando na panela.
Coloque uma ou duas peças de cada vez para que você tenha controle sobre elas, não precisa fritar demais, apenas até ficar dourado de cada lado. Com a ajuda da pinça, empurre os palitos levemente para cada lado para poder fritar o lado oposto. Se você não tiver uma pinça culinária, pode usar o garfo de um lado e empurre com uma faca/ espátula do outro. Frite até dourar de todos os lados, empurrando os palitos para o lado oposto na hora de virar. Frite também a parte de cima.
O cheiro que sai dessa friturinha é surreal de gostoso!
Use a mesma assadeira com o azeite temperado para temperar as batatas, principalmente. Espalhe-as bem, passando todas pelo tempero. Depois coloque as batatas em volta da assadeira, e ajeite as postas de tofu no centro. Se possível, use uma assadeira que não seja muito maior do que a quantidade de ingredientes, porque manter os ingredientes juntinhos assim, vai ajudar a misturar os sabores dos legumes com as postas e das postas com os legumes. Colocados os pedaços de tofu, ajeite os outros legumes intercalados com as batatas.
Depois de montado, tempere os legumes com sal e pimenta, um pouco de orégano e pimenta calabresa por cima, coloque as azeitonas pretas e regue com azeite. A salsinha vai por último, quando sair do forno para finalizar.
O cheiro delicioso que fica na casa com esse assado, impossível não achar que é natal!!
Saindo do forno, coloco mais azeite por cima, a salsinha e pronto!
Não deixe de assistir o vídeo! Divirta-se e bom apetite!
Adorei a receita e o vídeo! Fiquei com água na boca!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou!!! ❤️
CurtirCurtir