Inhamepiry

300 g de inhame
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de suco de limão
1 e 1/2 colher de chá de sal

Lave muito bem o inhame. Coloque, com casca mesmo, numa panela de pressão com o alho, também com casca e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos depois de pegar pressão. Desligue o fogo, escorra a água e espere cerca de cinco ou 10 minutos até esfriar o suficiente para manusear. Retire a casca, pique grosseiramente em pedaços menores e leve ao liquidificador com o alho cozido sem a casca e os demais ingredientes. Bata aos poucos, parando e misturando com uma espátula para não forçar o liquidificador. Prove o sal e está pronto! Conserve em um pote fechado na geladeira por até cinco dias.

Simples, saboroso e muito nutritivo, o inhame é fonte de potássio, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e cobre. Um alimento versátil que pode ser usado em muitos pratos Veganos e sem lactose, pois serve como base para muitas receitas doces e salgadas.

Fica absurdamente gostoso nas pizzas Veganas, principalmente quando gratinado! Geralmente faço pizzas de pão sírio na airfryer: cogumelos, espinafre fresco, alho frito e inhamepiry (que coloco numa bisnaga ou saco culinário e espalho como catupiry mesmo, afff!). A airfryer deixa uma casquinha deliciosa, que ninguém vai resistir. Também uso como recheio de tortas, pastéis e esfihas, cobertura de escondidinhos e em tudo mais onde for possível! Ele pode ser comido com pão e torradas para substituir o requeijão mas, confesso que quentinho ele ganhou meu coração!

Se você gostou dessa receita, compartilhe com quem você ama!

Imagem: @rafa_osp

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

2 comentários sobre “Inhamepiry

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s