1 xícara de grão de bico
1 batata grande
1 tomate maduro – ou um cubo congelado
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher de chá de orégano
1 xícara de salsinha picada finamente
4 colheres de sopa de óleo de girassol ou manteiga vegana
azeite
sal e pimenta do reino
*Esta receita faz parte da Série Escolhido da Semana – Grão de Bico. Para ver as outras receitas dessa série, clique aqui.
Hidrate o grão de bico, enxágue e escorra. Coloque na pressão com quatro xícaras de água, uma folha de louro e cozinhe por 15 minutos. Corte a batata em cubos. Numa caçarola aqueça o azeite ou derreta a manteiga vegana junto com o azeite e junte os cubos de batata. Frite-os, virando cada um várias vezes até que forme uma casquinha frita crocante. Retire as batatas da panela e reserve-as num prato. Use a mesma panela para refogar os outros ingredientes. Pique a cebola em cubinhos e passe o alho na mandolina para fazer fatias finas. Frite o alho no óleo que sobrou das batatas, junto com o louro, até que fique dourado. Junte a cebola e mexa bem para que o alho não queime; acrescente o orégano e continue refogando. Isso é o que dá o gosto especial a esta sopa, então treine até acertar em cheio ;).
Refogue a cebola até que comece a ficar transparente. Junte o tomate, sem semente, cortado em cubinhos e refogue por mais um minuto mexendo sempre. Junte o grão de bico e refogue por mais um ou dois minutos. Adicione as batatas pré-fritas, mexa bem, junte a água do cozimento do grão de bico e mais duas xícaras de água, ajuste o sal e deixe cozinhar até que as batatas estejam macias. Desligue o fogo, junte a salsinha picada e está pronta!
Sirva em pequenas cumbucas com castanhas do Pará raladas por cima e um fio de azeite. Acompanhe com um bom vinho e torradinhas.
Divirta-se e bom apetite!