proteína de soja – qualquer tamanho
água
vinagre de Maçã
Primeiro é preciso hidratar para depois temperar. O tempero varia de acordo com o seu gosto, mas se não hidratar antes, todas terão aquele gostinho de ração que ninguém gosta.
Qualquer tipo de PTS pode ser preparado dessa maneira. Temos a miúda, ou fina, que parece moída; a grande, enorme que parece um pedaço de espeto de churrasco (fica incrível como espetinho, inclusive!), a média, que é ótima para fazer estrogonofe e a em tiras, ideal para fazer acebolada. Ainda existe o “bife”, que pode ser hidratado da mesma maneira mas, precisa apertar mais vezes durante o processo.
Para começar, lave a soja, em água corrente para tirar o pozinho que vem nela e deixa com gosto de ração. Coloque a soja lavada em uma panela com duas colheres de sopa de vinagre para cada xícara de soja. Cubra com água e deixe ferver. Depois de uns 5 minutos, ou quando a soja amolecer, enxágue algumas vezes até a água dentro dela esfriar (esse processo também vai tirar o gosto de vinagre) e use suas mãos para apertar muito bem a soja até que toda a água tenha saído (pode usar até um espremedor de batatas se quiser, não tenha dó de amassar, rs). Está pronta para receber o tempero. Quanto mais sequinhas ficarem, independente do tamanho, melhor! :)
Se você for usar a fina como carne moída, pode primeiro fritar no azeite até dourar bem. Coloco 2 ou 3 colheres de sopa de shoyo para cada xícara de soja e misturo bem, para que ela absorva esse caldo e fique salgadinha (se você não tem ou não gosta de shoyo, sugiro dissolver o sal em 2 ou 3 colheres de água e fazer o mesmo processo, porque assim ela absorve melhor o sal). Depois é juntar a cebola e o alho, uma folha de louro, mais azeite e refogar, adicionando outros temperos de sua preferência também. Se for usar com molho, pode seguir os mesmos passos e adicionar o molho em seguida, deixando encorpar.
Com as maiores, a proteína grossa, depende do preparo. Quando vou fazer um molho bem temperado e se eu achar que tudo bem a soja ficar meio “molenga”, eu refogo da mesma maneira que a moída (fritando bem sequinha e depois juntando o refogado) e deixo apurar no molho – o que é muito raro por aqui. Funciona muito bem com a feijoada vegana, fica parecendo carne seca!
Mas, se a ideia é ter uma textura mais firme, como no estrogonofe, por exemplo, eu sigo os seguintes passos:
Depois de escorrer e espremer, coloco a soja na panela com vários temperos (veja sugestões abaixo), um pouquinho de água e mexo bem, em fogo baixo, até que a soja absorva toda a água temperada. Coloco azeite e vou fritando e apertando bem com a colher, para sair e secar todo o líquido, até que ela fique crocante e bem douradinha. Você pode colocar na airfryer também.
Depois de frita, eu reservo, uso a mesma panela para fazer o molho e só quando ele estiver pronto, devolvo a soja frita, misturo mais uma vez e tiro do fogo. Isso impede que ela fique murcha, muito mole ou sem gosto, pelo contrário, fica bem firme, com sabor próprio e apenas envolvida pelo molho…hummm…já deu água na boca :p
Para o caldo temperado nos preparos com carne, eu uso shoyo, folhas de louro, cominho em pó, coentro em pó, fumaça em pó ou páprica defumada e um pouco de páprica picante. Molho barbecue caseiro também pode ser uma opção!
Para usar em preparos que levariam frango, tempero com curry, açafrão, folhas de salsão fresco, sal e um pouco de páprica picante.
Para preparos de peixe, tempero com alecrim, tomilho, coentro fresco, limão, pimenta do reino e sal. Dependendo do preparo final, pode-se acrescentar alga nori picadinha, ou batida no liquidificador. (Meia folha para cada xícara de soja.)
Eu não recomendo temperos prontos porque não gosto de nada industrializado no meu prato, na medida do possível. Mas também acho que se você vai viajar e não quer levar um monte de temperos, ou se você vai na casa de alguém que ainda usa esses produtos, é possível dissolver o tempero em pó na água, na hora de secar a soja na panela. Sempre caldo de legumes em pó e nunca em tablete, porque esses em cubinhos têm ainda mais sódio e gordura do que o em pó.
Espero que essas dicas tenham te ajudado! Indique para outras pessoas em transição ou para os familiares que te entendem e gostariam de te oferecer opções nos almoços em família, já que a soja é acessível, fácil de manusear e principalmente, para quem não é vegetariano, fácil de fazer a substituição! :)
Muito obrigada por acompanharem!
Divirtam-se e bom apetite!
Para receber mais receitas, entre no grupo de Telegram, clicando aqui!