Patê de Pimentão Defumado

1 xícara de grão de bico cozido
1 pimentão vermelho grande
2 dentes de alho
1 cebola pequena
sal
pimenta do reino
1 col. chá de tahine ou pasta de amendoim
1/4 de xíc de água
1 col. chá de suco de limão
2 col. sopa azeite

*Esta receita faz parte da Série Escolhido da Semana – Grão de Bico. Para ver as outras receitas dessa série, clique aqui.

Deixe o grão de bico hidratar por 10 h, escorra, enxágue e cozinhe por 15 minutos na pressão. Lave bem o pimentão. Tire as sementes e as partes brancas e corte em tiras largas. Coloque em uma frigideira sem óleo e deixa tostar até formar uma casquinha preta por fora (veja o vídeo no final do post para saber o ponto certo). Vire as tiras e pimentão e toste mais um pouco até que ele fique mais macio.  Retire da panela e coloque dentro do liquidificador tampado. Corte a cebola em tiras largas também e repita o processo do pimentão, tostando os dois lados da cebola até que ela fique macia.  Quando estiver tostadinha dos dois lados, junte-a ao pimentão no liquidificador. Coloque também o grão de bico cozido, o alho, sal pimenta e páprica.  Dissolva o tahine ou a pasta de amendoim em 1/4 de xícara de água e leve essa misturinha ao liquidificador também. Junte o azeite e o limão e bata até obter um creme liso e homogêneo.

Na hora de servir, coloque numa pequena cumbuca e cubra com azeite fresco, mais pimenta do reino fresca e páprica defumada, se quiser!

Este patê fica sofisticadamente saboroso. Ótimo como entrada para jantares italianos, para degustar com torradinhas e vinho ou para rechear massas. Também é possível substituir o grão de bico por feijão branco ou feijão fradinho.

Divirta-se e bom apetite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s