Leite de Coco Fresco para Beber

60 g de coco seco fresco em pedaços
1 xícara de água fervente

Coloque os pedaços de coco já pesados no liquidificador. Ferva a água já na medida certa. Adicione a água fervente e bata por, no mínimo, três minutos.

Coe com uma peneira e, com a ajuda de uma colher, aperte bem o resíduo para que solte todo o líquido. O resíduo deve ficar praticamente seco.

Use esse resíduo para fazer Bolinho de Bacalhau Vegano!

Essa é a medida básica: uma xícara para cada 60 g de coco. Um coco sem casca costuma ter 120/150 g. Basta adaptar a receita para maiores quantidades de leite. Rende o mesmo tanto de água colocada. Ex: uma xícara de água, vira uma xícara de leite.

Leite de Coco Vegano

Foto: @rafa_osp

Como Tirar a Casca do Coco Seco?

Para abrir o coco seco, existem duas opções: Colocar no forno em temperatura alta por, aproximadamente, 30 ou 40 minutos. A casca vai esquentar e soltar da polpa, assim fica mais fácil quebrá-la. A outra é abrir um dos três buracos (um deles sempre vai oferecer menos resistência do que os outros), retirar a água de dentro pelo buraco, colocar uma Chaira dentro do buraco aberto e esquentar na boca do fogão, segurando bem próximo à chama, e virando sempre, para esquentar a casca por igual. Cerca de 10 ou 15 minutos. Quando a casa soltar um estalo é porque descolou da polpa. Segurando pela própria chaira, bata o coco no chão ou na parede, ou use um martelo.

Desgrude a polpa da casca, mas não se preocupe em retirar a película escura que permanece no coco, ela não altera o gosto e sairá do leite quando for coado.

Alguns supermercados e hortifrutis já vendem o coco sem casca e em pedaços, o que facilita muito o processo, mas encarece um pouco o custo. Se for comprar o coco dessa maneira, atente-se à validade. Compre um que tenha sido aberto no mesmo dia. A validade na embalagem será a mesma do seu leite.

Fica maravilhoso em vitaminas, shakes, e receitas, mas o meu jeito preferido é quentinho com café!

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s