Mini Quibe Vegano

1 e 1/2 xícara de feijão cozido – sem caldo
1 xícara de proteína de soja texturizada
2 xícaras de trigo para quibe
1 xícara de arroz pronto
1/2 xícara de amaranto em flocos – ou farinha de sua preferência
1/2 cebola média
1 dente de alho
1/2 xícara de salsinha e/ou hortelã
2 colheres de café de fumaça em pó – opcional
2 colheres de café de coentro em pó
2 colheres de café de cominho em pó
1 colher de café de páprica picante
4 colheres de sopa de shoyu
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto.

Comece hidratando o trigo dessa maneira aqui. É muito importante que o trigo não fique aguado para não estragar a receita, portanto, siga as instruções acima para hidratá-lo. Em seguida hidrate a proteína de soja. Num recipiente coloque a proteína desidratada, 1 col. de fumaça em pó, 1 col. de coentro em pó, 1 col. de cominho em pó, 1 col. de páprica picante, quatro colheres de sopa de shoyu. Cubra com uma xícara de água quente e espere, no mínimo, 10 minutos.

No processador coloque o feijão cozido sem o caldo, o arroz, um dente de alho, a salsinha e/ou hortelã cortadas grosseiramente, 1 col. de café de fumaça em pó, 1 col. de café de cominho em pó, 1 col. de café de coentro em pó, azeite e pimenta do reino a gosto. Adicione sal a gosto. Processe a mistura até que vire uma pasta.

Escorra a proteína de soja e amasse bem para sair todo o líquido, se possível, use um espremedor de batatas. Misture a cebola cortada em cubinhos pequenos, o creme de feijão e a soja escorrida. Depois de mexer muito bem, adicione o trigo hidratado e misture novamente. Adicione o amaranto ou farinha aos poucos até dar liga – pode nem ser necessário. Ajuste o sal e os temperos.

Para formar os mini quibes, use uma colher de servir sorvete como medida. Coloque a bola de massa na mão, amasse delicadamente e, usando a parte de traz da faca, corte ao meio na própria mão. Pegue uma das metades com as duas mãos e arrume as pontinhas. Coloque na airfryer por 15 minutos, pincelados com azeite. Para assar, preaqueça o forno na temperatura mais alta por 15 minutos. Coloque os quibes na assadeira e regue com azeite ou óleo de girassol. O ideal é pincelar para que realmente forme uma leve camada de azeite. Asse por 20 minutos, virando na metade do tempo, ou até que estejam crocantes e está pronto!

Essa receita rende 35 desses mini quibes de “colher de sorvete”, mas você pode fazer direto na assadeira ou fazer um pouco maior – não faça muito grande para não ficar gelado por dentro. Para fazer na assadeira, coloque bastante azeite em baixo, coloque a massa de feijão, faça aqueles riscos tradicionais de kibe e regue com mais azeite antes de levar ao forno preaquecido na temperatura máxima. Deixe até dourar. Deixe esfriar antes de cortar.

Fica uma delícia com Tabule, Salada de Alface Romana, Coalhada Seca, Hommus, Pasta de Berinjela e é um ótimo petisco para o HH!

Divirta-se e bom apetite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s