Ganache de Chocolate

1 vidro de leite de coco
200 g (2 barras) de chocolate meio amargo (veg)
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher café essência de baunilha
1 colher café essência de rum

Num recipiente com tampa, coloque a barra de chocolate em pedaços bem pequenos, junte o cacau em pó e as essências. Aqueça o leite sem deixar que ferva. Quando começar a fazer bolinhas nas laterais da panela, desligue o fogo e junte ao chocolate picado. Deixe tampado durante um minuto para que o chocolate derreta e misture muito bem usando um fue até ficar homogêneo. Está pronta a ganache.

Trufas
Leve à geladeira por duas a quatro horas até que a ganache fique firme. Com as mãos molhadas, faça bolinhas como as de brigadeiro, passe no cacau puro e leve de volta à geladeira por mais uma hora. Essa trufa é mais elegante e delicada. Tem um gosto mais adulto e pode ser uma sobremesa fina.

Trufas Recheadas
Leve à geladeira para esfriar. Derreta chocolate amargo, coloque nas formas próprias para trufas e leve à geladeira para esfriar. Quando a ganache estiver gelada, misture outros sabores de sua preferência como, por exemplo, damascos secos picados, castanhas trituradas, cerejas, café solúvel, folhas de hortelã, etc. Retire as forminhas da geladeira, coloque o recheio dentro e cubra com mais chocolate derretido, levando de volta à geladeira. Espere endurecer e está pronto.

Recheio de Torta
Tortas ficam muito saborosas com esse recheio. Numa forma de fundo removível, asse as massas – de preferência com castanhas moídas misturadas às massas de biscoito – espere esfriar e despeje a ganache em temperatura ambiente. Cubra com morangos, bombons, castanhas, coco ralado, etc. Volte à geladeira para que a ganache endureça e está pronta!

Recheio de Bolos
Espere que a ganache esfrie, misture algumas avelãs, nozes ou castanhas picadas ao creme e use como recheio para um simples bolo de pacotinho, cobrindo com uma mistura de água com açúcar e mais castanhas picadas por cima, polvilhe com cacau em pó e tenha um rápido naked-cake! Pode ser usada no recheio de outros bolos com diversas frutas e em cupcakes também.

Cobertura
Espalhe a ganache ainda morna sobre um bolo ou cookies e espere esfriar. No cheesecake, coloque a cobertura e leve de volta à geladeira.

Sorvete
Depois de esfriar a ganache, intercale uma camada dela com duas de sorvete de banana e arrase na sobremesa de um jeito super simples.

Divirta-se e bom apetite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s