O arroz engraçadinho é um pouquinho mais alegre do que o básico, mas não chega a ser uma receita para ser servida sozinha.
Use a receita do arroz básico:
1 xícara de arroz parboilizado (branco ou integral)
2 e 1/2 xícaras de água
1 dente de alho
Sal a gosto
E um ou mais temperos abaixo, dependendo do prato com o qual o arroz será servido:
Açafrão da Terra (1 col. café) – Deixa seu arroz bem amarelinho e com um sabor suave.
Curry (1 col. café) – Também deixa seu arroz amarelinho, mas o sabor é mais específico e marcante e isso pode ser o céu ou o inferno, dependendo do prato escolhido.
Colorau (1 col. chá) – Apesar de ser vermelho, o colorau deixa uma cor mais alaranjada no arroz e não necessariamente vermelha, por isso, cuidado para não exagerar a ponto de deixar sua comida com gosto de pó, já que ele não tem nenhum sabor marcante.
Páprica Picante (1 col. chá) – A páprica deixa o arroz mais avermelhado do que o colorau, mas também deixa apimentado, o que pode não agradar quem tem o paladar sensível e não gosta de pimenta.
Páprica Doce (1 col. chá) – Assim como a páprica acima, essa também deixa a comida avermelhada mas não picante, por isso, é uma opção que dificilmente não irá agradar.
Cominho e Coentro em pó (1 col. de chá) – O cominho e o coentro juntos têm um gosto bem forte e muito gostoso. Misturar 1 col. de sopa de manteiga – ou manteiga vegetal – num arroz com cominho e coentro fica irresistível para acompanhar cogumelos assados com purê de mandioquinha com cenoura e folhas verdes!
Tomilho Fresco – Colocar um raminho de tomilho para cozinhar junto com o arroz dá um perfume muito agradável. Há quem diga que o sabor dele lembra o do gengibre, mas mais suave.
Alecrim Fresco – Meio galho já é o suficiente para aromatizar o arroz.
Azeite Extra-virgem – O arroz parboilizado não precisa de nenhuma gordura para ser preparado. No entanto, adicionar uma colher de um bom azeite faltando cinco minutos para terminar o cozimento, ou depois de pronto, dá um sabor delicado ao arroz, que fica mais molhadinho.
O arroz engraçadinho é ideal para acompanhar pratos que tenham caldo ou que o molho seja servido a parte. Nesse caso, o convidado que não quiser ou não gostar de muito caldo oferecido poderá saboreá-lo de outra forma.
E você? Qual o seu truque para fazer bonito com o arroz de sempre?
Divirta-se e bom apetite!