Homus sem Tahine

1 xícara de grão-de-bico
1 cebola
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 cubinho de tomate
1/2 colher de sopa de pimenta síria
Pimenta do reino
Zattar
Azeite
Limão
Sal

Vamos começar cozinhando o grão-de-bico na panela de pressão. Se você prefere usar o grão-de-bico de caixinha ou de saquinho já cozidos pode pular essa etapa, mas recomendo que tente fazer porque fica com um gostinho mais especial.

Tem também quem prefira apenas cozinhar o grão de bico sem nenhum desses temperos e tomate e quem coloque um monte de especiarias. Depende do seu gosto! :) Se for cozinhar o grão de bico apenas na água, aproveite-a para fazer um caldo de legumes ou maionese!

Pique muito bem a cebola e dois dentes de alho. Na panela de pressão e refogue a folha de louro, a cebola e o alho. Quando estiverem dourados, junte o grão-de-bico hidratado, sal, a pimenta síria, pimenta a gosto e mexa por mais um minuto. Junte água fervente até dois dedos acima do grão-de-bico e o cubinho de tomate – que pode ser substituído por um tomate pequeno sem sementes – e deixe na pressão por 15 minutos. Tire da pressão e veja se os grãos estão macios. Caso não estejam, coloque mais cinco minutos na pressão e olhe novamente. Coloque todos os grãos num processador com duas conchas do caldo de cozimento, meio limão espremido e 2 dentes pequenos de alho cru. Coloque um terço de xícara de azeite e processe até obter a consistência desejada. Ajuste o sal se necessário. Se você quiser comer Homus bi tahine, é só adicionar 2 colheres de chá de tahine dissolvidas em suco de meio limão. Finalizo colocando no prato fundo com uma colher de zattar e mais azeite por cima.

Essa pasta é rica em proteínas e fibras, tem ferro e magnésio e deixa todo mundo feliz porque aumenta a secreção de serotonina! Por isso todo mundo ama Homus!

Fica muito bom com cebola crua cortada em quatro e coberta com azeite e pimenta síria, fica delicioso num wrap integral com coalhada seca, berinjela de forno, castanha-do-pará picada, alface americana picadinha e cebola crua! Um banquete saudável dentro de um wrap que serve de marmita para janta entre a faculdade e o trabalho, como almoço num dia quente para quem trabalha na rua e, por que não, para quem quer comida saudável, mas não abre mão de um burrito!

Divirtam-se e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s