Cuscuz Paulista de Shimeji

3 xícaras de Flocão de milho
1 lata de tomate pelado em cubos
1 xícara de palmito picado
1 xícara de shimeji
1 xícara de ervilhas frescas congeladas
1 cebola
1 tomate
2 dentes de alho
5 azeitonas verdes
1/2 xícara da água de conserva do palmito
1 e 1/2  xícara de água
1/4 xícara de cheiro verde
1 col sopa orégano
1 folha de louro
sal e pimenta do reino a gosto
Tofu firme – opcional

Comece limpando o shimeji com um papel toalha ou pano úmido. Separe os caules do shimeji e reserve. Corte a cebola, o tomate e o palmito em cubos pequenos.  Se quiser decorar o cuscuz da forma tradicional, separe três rodelas de tomate e três rodelas de palmito antes de picar o restante  em cubos e reserve. Rale os dentes de alho e as azeitonas. Caso queira usar o tofu, despedace-o com as mãos, tempere com sal e azeite reserve. O Tofu serve para aumentar a quantidade de proteína e faz as vezes do ovo cozido, tradicional do prato. Se não quiser ou não tiver, não tem problema.

Vamos começar fritando o shimeji numa panela grande e antiaderente. Frite-os, mexendo apenas de vez em quando, até que estejam dourados. Junte a folha de louro, o orégano, o alho e as azeitonas ralados e frite até que o alho esteja praticamente dourado.  Junte a cebola e refogue por mais um minuto, mexendo sempre. Junte o tomate picado e refogue até que se despedace. Junte o palmito, a ervilha – pode estar congelada – a água da conserva e mais a água. Refogue por mais um minuto e junte o tomate pelado. O ideal é que se forme um caldo, se ficar mais parecido com um molho, adicione mais uma xícara de água. Ajuste o sal e a pimenta do reino. O caldo deve ficar levemente mais salgado do que o gosto, já que vamos adicionar a farinha de milho em seguida. Quando estiver pronto o caldo, junte o cheiro verde picado e mexa novamente. Diminua o fogo e junte a farinha de milho, mexendo sempre até que a farinha esteja cozida e vire uma massa homogênea.

Se quiser enfeitar a parte de cima do cuscuz, unte a forma com azeite. Coloque no fundo dela os tomates, os palmitos, o tofu – se for usar, azeitonas, ervilhas e o que mais quiser usar para enfeitar.

Despeje pequenas quantidades da massa na forma, delicadamente,  pressionando com a parte de trás da colher e continue colocando a massa e pressionando para que fique bem prensada na forma. Leve a geladeira por, no mínimo, três horas, ou até que esfrie por completo.

Desenforme o cuscuz e regue com bastante azeite. Sirva gelado e com acompanhamentos da sua preferência. Eu sempre gosto de servir com uma bela salada. Depois de cortar e servir cada pedaço, regue novamente com azeite e aproveite!

Se você gostou dessa receita, compartilhe com quem você ama! Deixe suas dúvidas nos comentários que eu te ajudo!

Divirta-se e bom apetite!

Para mais receitas, entre no grupo do Telegram clicando aqui!
E se inscreva no canal do Youtube!

 

7 comentários sobre “Cuscuz Paulista de Shimeji

Deixe um comentário