Caldo de Legumes Caseiro

500 ml de água de cozimento de grão de bico
1/2 cenoura
1/2 cebola
1 dente de alho
2 talos de salsão
1 folha de louro
pimenta do reino moída

Para cozinhar uma xícara de grão de bico, primeiro hidrate o grão, depois cozinhe com um litro de água na pressão por 15 minutos.
Enquanto cozinha o grão de bico, pique todos os ingredientes em cubinhos. Quando acabar o tempo de cozimento do grão de bico, retire os grãos e reserve. Você pode fazer hommus, crispys ou congelar. Com a água ainda quente, junte os legumes picados e deixe ferver em fogo baixo por dois minutos. Desligue e deixe descansar. Guarde em um pote com tampa na geladeira por até três dias ou no congelador por um mês. Não coloque sal no caldo até a hora de usar, assim você pode salgar de acordo com a receita que for preparar.

Uma ótima dica para fazer maior quantidade desse caldo é cozinhar mais grão de bico e congelar os grãos em porções. Assim, além de ter mais caldo, você ainda fica com uma reserva de grão de bico já cozido no congelador que é uma ótimo salva-vidas nas horas de pressa. Principalmente para usar em sopas, caldos e assados, aumentando o valor proteico sem precisar deixar de molho e cozinhar os grãos na hora.

Divirta-se e bom apetite!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s