Como Tirar Fitatos de Leguminosas

Três Maneiras de Livrar Leguminosas de Antinutrientes

Você se lembra quando seus avós deixavam o feijão de molho a noite toda e você achava que era perda de tempo? Foi malandrops e cozinhou sem deixar de molho a vida toda e reclamou que “feijão dá gases”?  Pois é, migles. São os famosos fitatos, inibidores de protease, lectinas, nitratos, oxalato e taninos! Mas o que são, onde vivem e de quê se alimentam?

Quais são os Antinutrientes?

Fitato reduz a absorção de minerais como ferro, zinco, magnésio e cálcio.

Inibidores de protease interferem na digestão de proteínas por inibição de enzimas digestivas.

Lectinas interferem na absorção de nutrientes.

Nitrato, é fonte de nitrogênio e dependem de fertilizantes e das condições de cultivo, colheita e armazenamento.

Oxalato diminui a biodisponibilidade de cálcio, por isso não recomenda-se ingerir com outras fontes de cálcio para não impedir a absorção do mesmo.

Taninos são polifenóis antioxidantes que prejudicam a digestão de vários nutrientes.

Imagem: @rafa_osp

Como Reduzir os Antinutrientes?

A melhor e mais eficiente forma de se livrar desses antinutrientes é deixando as leguminosas de molho por, no mínimo, oito horas.

Se você consome muitas leguminosas, seja como feijão, em bolinhos ou pastinhas, eu recomendo deixar de molho 1 xícara de cada na geladeira em pote tampado. Por exemplo: 1 xícara de grão de bico, outro pote com 1 xícara de feijão fradinho e outro com 1 xícara de lentilha. Deixe de molho no domingo. No dia seguinte, use a leguminosa escolhida e já deixe outra de molho no lugar. Às vezes podemos fazer m’jadra, homus de feijão fradinho e falafel na mesma refeição, por isso é legal ter uma variedade de leguminosas a seu dispor.
Conforme a semana for passando, você vai perceber quais não usa, quais usa mais, quais poderia usar com mais frequência ou qual virou sua favoritinha naquela semana. Esse costume vai te dar uma boa base para as próximas semanas.
Não se preocupe se por acaso não for possível usar as leguminosas que ficaram de molho. Cozinhe-as e congele para ter sempre a mão também no freezer.

**Fonte: adaptado de Organicamente

Deixe um comentário