Nuggets de Grão-de-bico com Quinoa

1 xícara de grão de bico
1/2 xícara de quinoa em grãos
1/2 cebola média
2 dentes de alho
1 col. de chá de mostarda amarela
2 col. de café de páprica picante
2 col. de café de açafrão
1 col. de café de curry
2 col. de café de cominho em pó
2 col. de café de coentro em pó
8 folhas de salsão
2 col. de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Farinha para empanar

Cozinhe a quinoa de acordo com as instruções na embalagem. Não coloque sal. Depois de cozida, mexa bem com um garfo para soltar os grãos e deixe esfriar.Deixe o grão de bico de molho de 8 à 12 horas, ou ferva por 7 minutos e descarte a água do cozimento antes de cozinhar de novo. Passadas as horas de molho, escorra e enxágue o grão de bico. Coloque na panela de pressão com 4 xícaras de água e 4 folhas de salsão – você também pode usar 5 cm do talo. Não coloque sal na água. Depois que a panela pegar pressão, cozinhe por 15 minutos. Escorra a água quente e enxágue com água corrente para esfriar. Descarte as folhas de salsão.

Junte a cebola cortada em pedaços grandes, os alhos sem casca, as quatro folhas de salsão, 1 col. de chá de mostarda amarela, 1 col. de café de páprica picante, 1 col. de café de açafrão, 1 col. de café de curry, 1 col. de café de cominho em pó, 1 col. de café de coentro em pó e 2 col. de azeite no processador. Adicione o grão de bico e coloque sal e pimenta a gosto. Processe tudo até virar uma pasta – aproximadamente três minutos. Se necessário, coloque até 1/3 de xícara de água para ajudar a processar.

Agora que a quinoa esfriou, tempere com 1 col. de café de páprica picante, 1 col. de café de açafrão, 1 col. de café de cominho em pó, 1 col. de café de coentro em pó, sal e pimenta a gosto.

Coloque a pasta de grão de bico e a quinoa numa tigela e misture bem usando as mãos. A massa deve estar no ponto certo para modelar, mas caso não esteja, você pode adicionar até duas colheres de sopa de farinha.

Para formar os nuggets, use uma colher de servir sorvete para fazer bolinhas. Amasse com a mão e divida ao meio, arrumando as bordas para obter o formato dos nuggets. Depois é só empanar e está pronto para fritar, assar ou congelar.

Você pode temperar a farinha antes de empanar usando a mesma quantidade dos mesmos temperos em pó para cada duas colheres de sopa de farinha. ;)

Divirta-se e bom apetite!

Obs.: A receita rende 32 nuggets. Você pode colocar em saquinhos próprios para congelamento e dividir em porções que você descongela para uma refeição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s