4 batatas grandes
1 cebola grande
3 ovos
maionese
orégano
salsinha
sal
pimenta do reino
Lave bem e descasque as batatas. Corte-as em cubos pequenos (aproximadamente 2cm) e leve ao fogo alto com água fervente salgada até que estejam macias. Enquanto isso, coloque os três ovos numa panela com água fria, ligue o fogo e deixe por 13 minutos. Eles devem estar cozidos no ponto certo. Escorra as batatas quando estiverem cozidas e deixe que esfriem. Pique o ovo e a cebola em cubos pequenos – lembre-se que ela será comida crua, então faça de um tamanho que lhe agrade. Misture a cebola, os ovos, as batatas e três ou quatro colheres da maionese. A ideia não é ter mais maionese do que batata e sim o contrário. Junte uma colher de sopa de orégano, uma de salsinha e prove o sal e a pimenta. Sirva gelada!
Vale lembrar que maioneses caseiras ou receitas que levem maionese não duram mais de 24h na geladeira e não podem ser congeladas. ;)
Esta salada fica deliciosa acompanhada de almôndegas de lentilha, couve-flor e cogumelos salteados. Também é possível juntar ervilhas frescas ou congeladas à salada e é um ótimo prato vegetariano!
Você pode tornar esse prato vegano fazendo a maionese na versão vegana – está na mesma receita linkada acima ;) – e trocando o ovo cozido por 100 gramas de tofu extra firme – basta enxugar bem o tofu, despedaçar ele com as mãos em tamanhos pequenos que corresponderiam a um ovo cozido despedaçado, secar sem óleo numa frigideira antiaderente por alguns minutos e está feito.
Divirta-se e bom apetite!
Já provei. É uma delícia!
CurtirCurtir